5 Dicas para Entrevistas de Emprego

5 Dicas para Entrevistas de Emprego

Em tempos de crise, ser convocado para uma entrevista de emprego é uma notícia e tanto. Afinal, milhares são os currículos enviados para vagas abertas, já que todos buscam por uma boa oportunidade de emprego. Porém, esta não é a última etapa: após ter o seu currículo selecionado, é preciso se sair muito bem na entrevista com o recrutador e se destacar no processo seletivo para, enfim, garantir a vaga.

Se você possui uma entrevista de emprego em vista, atente-se às informações a seguir: selecionamos 5 dicas essenciais para quem deseja se dar bem e conquistar o tão sonhado cargo. Confira e veja como se destacar dentre tantos candidatos, obtendo êxito no processo seletivo.

1) Pontualidade

Pontualidade é questão de respeito, tanto por parte do entrevistador quanto do entrevistado. Apesar de os atrasos serem bem comuns entre o povo brasileiro, chegar atrasado a uma entrevista de emprego pode resultar, diretamente, em uma possível desclassificação.

Esteja atento ao horário previamente agendado e, se possível, prepare-se para chegar com com 30 minutos de antecedência, assim você não vai se atrasar. Porém, se você chegar antes do horário, apresente-se com no máximo 10 minutos de antecedência. Chegar muito antes do combinado poderá ser incomodo ao recrutador. Dê preferência a chegar no horário combinado. Tal atitude demonstra interesse à oportunidade e, inclusive, repassa uma imagem positiva à empresa.

2) Comunicação

Saber comunicar-se perfeitamente, tanto na fala como na escrita, é um dos principais pontos a serem considerados pelo entrevistado. Na comunicação oral, gírias e palavrões são inaceitáveis. É preciso apostar na formalidade já neste primeiro contato pessoal. A informalidade pode ficar para um momento de descontração durante a entrevista…

Sobre a escrita – seja no preenchimento de fichas como redações – vale a máxima de revisar por três vezes todo o conteúdo.

É interessante, também, revisar o currículo antes do envio à empresa, a fim de minimizar as chances de erros de português. Se possível, peça para uma segunda pessoa ler seu currículo, pois uma visão de quem “está de fora” é geralmente de grande valia.

3) Cuidados pessoais

Ao contrário do que muitos pensam, a boa aparência – em uma entrevista de emprego – conta muitos pontos. Candidatos que se apresentam de forma desleixada não passam credibilidade ao entrevistador, o que pode ser fatal.

Mulheres devem ter cuidado com roupas curtas e muito decotadas. Quanto aos acessórios e maquiagens, vale a máxima de apostar no simples e discreto: prefira tons neutros e joias delicadas, que ajudem a compor o look, mas não se sobressaiam.

Já para os homens, a dica é manter a barba bem feita e o corte do cabelo em dia. Apesar de o jeans ser considerado uma peça casual, é preciso conferir se ele será bem visto na entrevista de emprego. Por isso, é essencial questionar a empresa sobre o tipo de traje exigido para o processo seletivo, a fim de evitar surpresas.

4) Avaliações nas dinâmicas de grupo

Para as empresas, as dinâmicas de grupo são o ponto principal de um processo seletivo, já que é possível avaliar cada um dos candidatos individualmente, propondo situações rotineiras do ambiente de trabalho. Alguns entrevistados suam frio só em pensar nesta etapa, porém, não há motivo para trauma.

A grande “sacada” é treino! Prepare-se para falar em grupo. Vale de tudo: falar para o espelho, treinar com seu companheiro(a), fingindo ele(a) ser o entrevistador. Você precisa estar pronto para falar sobre suas experiências na frente de todos sem gaguejar.

5) Currículo completo e qualificado

O último item, porém, não o menos importante, é para se destacar em um processo seletivo é, de fato, um currículo diferenciado. Um tópico que muito atrai os recrutadores são os cursos de qualificação. Caso possua, enfatize cursos de idiomas, informática, técnicas de gestão e formação profissional.

Dentre as qualificações mais bem avaliadas, em uma primeira análise, destacam-se os cursos de Excel. Poucos candidatos dominam, de forma experiente, este software utilizado por mais de 90% das empresas. Portanto, se você realizou cursos na área, informe-os em posição de destaque no seu currículo.

Atualmente, poder escrever no currículo que você possui Excel Avançado é garantia de estar entre os primeiros a serem selecionados em um processo seletivo, uma vez que o Excel é cada vez mais utilizado para gerar relatórios, analisar informações de quaisquer área dentro de uma empresa, seja RH, Marketing, Finanças, Contabilidade,

Se você ainda não possui tal qualificação em seu currículo, inicie agora mesmo um curso de excel online com certificado da Doutores do Excel.

Nossos cursos de Excel proporcionam conhecimentos avançados e estão disponíveis 24 horas por dia, gravados qualidade HD, e são extremamente didáticos. Você compra o curso e ganha a apostila completa de cada curso!

Para fazer seu curso de excel online, acesse nossa plataforma:

[button color=”e.g. green, turquoise, light-blue, blue, purple, pink, red, orange, yellow, brown, custom” size=”e.g. default, small, large” light=”e.g. yes, no” icon=”e.g. fa-laptop” open_in_new_window=”e.g. yes, no” link=”http://www.cursoexcelonline.com.br”]ACESSAR PLATAFORMA DA DOUTORES DO EXCEL[/button]

http://www.cursoexcelonline.com.br/

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkedin
Compartilhar no whatsapp
whatsapp
Compartilhar no email
Email
Quero te convidar para uma aula completa e gratuita com nossos Especialistas em Excel.

Ao Vivo Quinta-feira às 20h20 no Youtube

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Fechar Menu
×