Aumentando sua Produtividade com o Excel

Aumentando sua Produtividade com o Excel

Produzir mais, em menos tempo e sem comprometer a qualidade do trabalho: eis o desafio de boa parte das empresas, independente do porte e do ramo de atuação. O que nem todo gestor sabe é que uma ferramenta comum pode contribuir (e muito!) para isso: o Excel. Se você tiver funcionários bem capacitados para mexer nesse software, a produtividade poderá aumentar de forma surpreendente!

 

Mas de que maneira funcionários bem treinados podem aumentar a produtividade com o Excel?

 

• Automatização de processos

Além de lançar dados nas planilhas, esse software também faz o cálculo automático e conta com um bloco de notas analítico. Assim, a extração, soma, cruzamento e interpretação de dados se tornam processos automáticos e muito mais ágeis, o que já economiza um bom tempo de trabalho.

• Uso de técnicas de atalho

Quem já sabe mexer no Excel ou recebe uma capacitação com essa finalidade, aprende a usar técnicas de atalho. Na realidade, são combinações de teclas que acionam instantaneamente um determinado comando. Podemos citar como exemplo o CTRL + B, que salva o documento, ou o ALT, que dá acesso ao menu de opções. Além dessas, existem inúmeras outras, que tornam o trabalho na planilha bem mais rápido também.

• Preenchimento automático

Outro “segredo” que as pessoas que sabem mexer no Excel usam é o preenchimento automático. Sempre que é necessário repetir números ou a formatação em mais de uma célula, é possível escrever em uma só e arrastar para as demais, clicando no canto inferior direito. Além de poupar tempo de digitação, essa prática também reduz drasticamente a margem de erro.

• Uso de filtros

O Excel tem um recurso que permite a colocação de filtros. Se o seu funcionário montar uma tabela em que cada coluna corresponde a uma categoria, depois, cada uma dessas colunas poderá ser filtrada, mostrando apenas os tópicos selecionados. Essa função é especialmente importante para as tabelas muito grandes, porque facilita a análise de dados e a escolha do analisador.

• Fórmulas e Ferramentas de Análise de dados

Para melhorar ainda mais a produtividade com o Excel, a ferramenta conta com centenas de fórmulas prontas para otimizar ainda mais o seu trabalho. Por exemplo =HOJE() adiciona a data atual na planilha, =SOMA() realiza a adição de uma seleção de forma automática. Existe fórmula até para testes condicionais ( SE) e procuras relacionais (PROCV)

 

O que eu preciso para aumentar a produtividade com o Excel?

 

Para aumentar a sua produtividade com o Excel você precisa entender muito bem da ferramenta e dominar os seus principais recursos. Além disso, é necessário muita prática e uso diário da ferramenta, Aprende muito quem usa muito.

 

Aumente hoje mesmo sua Produtividade com o Excel

 

A Doutores do Excel disponibiliza o curso completo Excel Básico ao Avançado. Você pode adquirir agora mesmo na nossa plataforma de Curso de Excel Online

 

[button color=”e.g. green, turquoise, light-blue, blue, purple, pink, red, orange, yellow, brown, custom” size=”e.g. default, small, large” light=”e.g. yes, no” icon=”e.g. fa-laptop” open_in_new_window=”e.g. yes, no” link=”http://www.cursoexcelonline.com.br/curso/curso-online-excel-basico-ao-avancado”]AUMENTE HOJE MESMO SUA PRODUTIVIDADE COM O EXCEL[/button]

 

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkedin
Compartilhar no whatsapp
whatsapp
Compartilhar no email
Email

Desafio do excel 2.0

Teste aqui seus conhecimentos no Excel

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Fechar Menu