Como Criar Planilhas no Excel Online Sem Instalar Nada

A Microsoft tem vários aplicativos que podem ser usados Online, como o Excel, Word, Power Point, Outlook, Onenote, Onedrive e Skype.

Excel Online x Excel Office 365 Desktop

Com a vinda do Office 365, muitas empresas estão aderindo a assinatura dessa versão do Pacote Office.

Tanto empresas quanto pessoas físicas têm acesso ao OneDrive pela assinatura, assim conseguem salvar na nuvem seus arquivos, compartilhar dados, informações e é possível ver outras pessoas trabalhando ao mesmo tempo no arquivo.

Tendo a assinatura do 365, tudo o que fizer no seu Excel já estará disponível no Excel Online. Pois estará salvo na nuvem.

Para entrar no Excel Online, só precisa acessar sua conta no www.office.com, disponíveis tanto gratuitamente quanto para assinantes do Office 365 (uso doméstico ou corporativo). Lembrando que para usar todos os recursos do Excel versão para Web/Online é necessário ter uma assinatura do Office 365.

Algo muito bacana logo que abrimos um arquivo, é que ele já está salvo na nuvem:

Quais são as vantagens do Excel Online?

As fórmulas são em português e as abas estão organizadas da mesma forma que no Desktop.

É possível compartilhar arquivos por Link ou convidando pessoas, dessa forma vários usuários podem mexer em um arquivo ao mesmo tempo, tanto na versão Online quanto na versão Desktop. Então, primeiro você compartilha pelo Excel Online e depois você escolhe se quer continuar nele ou quer mexer na versão Desktop. Nas duas opções vários usuários podem alterar o mesmo arquivo simultaneamente e ver o que os outros estão fazendo.

Depois de compartilhar um arquivo de Excel, você pode abri-lo na versão Desktop e fazer alterações simultaneamente com outras pessoas. Na imagem abaixo, cada “cc” é um convidado:

Quais são as fórmulas disponíveis no Excel Online?

A maioria das funções estão disponíveis, são mais de 400 fórmulas. Fique tranquilo, as mais utilizadas no Excel estão presentes: SE, OU, E, PROCV, ÍNDICE, CORRESP, SOMA, SOMASE, SOMASES e inclusive as fórmulas de banco de dados (BD), que são mais antigas.

Por enquanto, as fórmulas que trabalham com matrizes dinâmicas ainda não estão habilitadas, como as funções Classificar, Filtro, Único, entre outras.

E quais as desvantagens do Excel Online?

Há algumas limitações dentro do Excel para Web, mas talvez futuramente alguns recursos possam ser habilitados. Não é possível:

– criar com o Power Query, Power View e Power Pivot;

– criar Macros com VBA, porém é possível abrir e editar planilhas habilitadas para VBA sem que o arquivo se corrompa.

– criar e editar gráficos 3D.

Mudanças de paradigmas

O mais bacana é que ao abrir um arquivo do Excel Online, é possível abrir o mesmo arquivo no Desktop porque ambos estão conectados. E com isso, dá para contornar as limitações do Excel Online, por exemplo: é só criar com o Power Query no Desktop e depois usar no Excel Online!

Por segurança, é interessante ter uma cópia do arquivo ou compartilhar uma cópia.

Cuidados

Quando compartilhamos qualquer coisa, há o risco de serem alteradas. Ao compartilhar no Excel Online ou no Desktop, qualquer um pode alterar. Por exemplo, se filtrar uma tabela aparecerá para os outros filtrado. Se alguém excluir algum dado, desaparecerá para todos.

Por segurança, é interessante ter uma cópia do arquivo ou compartilhar uma cópia.

Vantagem para quem tem o Office 365 Business

Quem tem alguma assinatura Business ou trabalha em uma empresa que possua conta corporativa, consegue usar o Forms dentro do Excel para Web. Então, ao abrir o Excel, na guia “Inserir” aparece a opção para habilitá-lo:

Com isso, é possível criar um formulário e vai aparecer uma nova aba:

É possível compartilhar o Link e conforme as pessoas vão respondendo, as respostas aparecem automaticamente no Excel Online e no Desktop, no formato de Objeto Tabela! O que facilita muito a vida, já que não é necessário puxar os dados para atualizar a sua planilha.

Confira o trecho da Live “Como Criar Planilhas no Excel Online Sem Instalar Nada” e aprenda a como fazer um formulário dentro do Excel Online:

Algumas informações do post foram retiradas do site da Microsoft, para conferir clique aqui.

Gostou do conteúdo?

Venha conhecer o nosso plano mais vendido de Excel, é só clicar aqui.

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkedin
Compartilhar no whatsapp
whatsapp
Compartilhar no email
Email

Desafio do excel 2.0

Teste aqui seus conhecimentos no Excel

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Fechar Menu