Criando sua primeira Macro no Excel

Muitos profissionais que usam o Excel realizam tarefas e comandos repetidos, diversas vezes ao dia. Poucos sabem que tais tarefas podem ser automatizadas e executadas automaticamente no Excel através das Macros. Mas afinal, o que são Macros?

Macros

Uma “macro” nada mais é do que um código de programação gerado através de uma gravação de cliques dados no programa. Todos os programas do Office (Word, Excel, PowerPoint, Access) possibilitam a gravação macros. Para usuários que desejam automatizar tarefas simples do Excel, utilizamos as macros gravadas. Para usuários avançados utilizamos as macros programadas no VBA ( Visual Basic Aplication).

Para gravar uma macro, é necessário salvar nossa pasta de trabalho do Excel no formato Pasta de Trabalho Habilitada para Macros o Excel:

Esta opção salva arquivos que contém macros (programação em VBA) com a extensão “xlsm”. A Microsoft separou arquivos com macros e sem macros pensando em fornecer mais segurança aos usuários. Dessa forma, ao abrir um arquivo habilitado para macros o usuário já sabe que o arquivo contém uma programação. A preocupação da Microsoft é relevante, uma vez que através de programação é possível realizar diversos procedimentos automatizados que podem comprometer a segurança do computador.

Para gravar uma macro, basta colocar para gravar, sair clicando nas opções desejadas e parar de gravar. No início da gravação, você irá atribuir um atalho no teclado para esta macro, e após digitar o atalho, todo os cliques gravados serão repetidos. Se você nunca gravou uma macro, siga os procedimentos abaixo para entendemos o que é uma macro:

Após salvar a planilha no formato indicado acima, faça os seguintes procedimentos:

  • Clique na guia “Exibição
  • Clique sobre “Macros” e escolha “Gravar macro

 

Gravar macro

  • Na tela que surgir, no campo “Nome da macro” digite ”Pintar

 

  • No campo “Tecla de atalho”, pressione “Shift” e digite “A” (Perceba que o atalho para “buscar” essa macro será: “Ctrl + Shift + A”)

Tecla de atalho

  • Clique em “OK” e a macro começará a ser salva.

 

ATENÇÃO: NÃO CLIQUE EM NENHUMA CÉLULA DURANTE A GRAÇÃO DA MACRO, APENAS SIGA O PROCEDIMENTO ABAIXO

 

  • Na célula que já estiver selecionada, clique no botão “Preenchimento” para preencher a célula de cor AMARELO:

Na célula que já estiver selecionada

  • Clique no botão “Negrito”criar_macro4
  • Clique na botão “Cor da Fonte” e selecione “Vermelho”criar_macro5

 

  • Pronto! Agora vamos parar a gravação. Na mesma aba “Exibição”, selecione “Macro” e em seguida “ Parar Gravação”:

Parar Gravação

  • Para “rodar” a sua macro, digite o atalho “Ctrl + Shift + A” e veja que o mesmo passo a passo será repetido, ou seja, o Excel pintará a célula que estiver selecionada de amarelo, formatará a fonte para negrito e vermelho:

Ctrl + Shift + A

Pronto! Agora você automatizou uma rotina no Excel através de uma macro. Viu como é fácil?

Essa e muitas outras dicas e truques do Excel estão disponíveis no:

Clube de Assinatura – Doutores do Excel

Os alunos me perguntam sobre dicas e truques, como criar Macros no Excel, e uma pergunta comum é: “o que eu preciso saber de Excel para chegar ao nível avançado e me tornar um especialista?”.

Para ajudar milhares de meus alunos a alcançarem o estado da arte no Excel e se tornarem totalmente diferenciados no mercado de trabalho, eu criei a TRILHA DO CONHECIMENTO DO EXCEL, e entrego tudo em uma assinatura mensal.

Funciona como se fosse uma Netflix do Excel: Por R$ 37,00/mês você tem acesso a treinamentos transformadores online, que já foram contratados por centenas de empresas, e que estão agora totalmente ao seu alcance!

Além da Trilha do Conhecimento em Excel, temos a Trilha do Conhecimento no Power BI, ou seja: sendo nosso assinante consegue ter acesso a esses cursos desde o nível Básico até o Especialistas, passando pelo nível Avançado. Agora você pode se tornar mais do que um Doutor no Excel e impulsionar a sua carreira!

Além disso, temos cursos de Power Point e preparatório para Certificação MOS, tudo incluso na assinatura.

Vem com a gente para expandir seus conhecimentos muito além de como criar Macros no Excel!

 Macros no Excel

Clique aqui, conheça a nossa assinatura e comece a se destacar no mercado de trabalho!

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkedin
Compartilhar no whatsapp
whatsapp
Compartilhar no email
Email
Quero te convidar para uma aula completa e gratuita com nossos Especialistas em Excel.

Ao Vivo Quinta-feira às 20h20 no Youtube

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Fechar Menu
×