O principal motivo para você NÃO mesclar células no Excel

Em praticamente todos os treinamentos e palestras que já ministrei e em todas consultorias que realizei, sempre surge o fantasma das células mescladas no Excel. São muitos os que ainda usam a função de mesclar células no Excel.

Apesar de ser um recurso visualmente bonito, de fácil compreensão e organização, a mesclagem de células pode ser um verdadeiro problema dentro das suas planilhas.

Confira nesse post quando você pode mesclar e quando você não deve usar esse recurso!

A mesclagem de células está disponível nesse botão aqui dentro do Excel, na guia “Página Inicial”

Quando você pode mesclar células:

Use e abuse da mesclagem de células quando você for fazer um relatório, uma página de apresentação, um título que você queira centralizar dentro do seu Dashboard. Ou seja, utilize quando você for criar células para um destaque, um título…

Aqui a mesclagem foi utilizada no título de uma planilha, como um recurso visual.

Nestes casos, não há problema algum você mesclar células no Excel.

Quando você não deve mesclar células no Excel

Quando utilizamos o Excel como armazenador de dados para guardar o registro de ações ou de fatos que ocorreram, este registro de informações deve seguir algumas diretrizes para extrairmos o máximo do Excel.

Na verdade, a maioria dos usuários utiliza o Excel para armazenar dados, ou até mesmo, para conectar dados de diversos relatórios e cruzam essas informações dentro do Excel para gerar indicadores gráficos comparativos e os famosos Dashboards.

E a base de dados é justamente a “base” que irá conter todos os dados para você poder analisar futuramente.

Ou seja, a base de dados não deve ser utilizada para APRESENTAÇÃO dos seus dados, e sim, para armazenar os dados.

Quando falamos de apresentação, devemos utilizar outros recursos que irão agrupar os dados da sua base de dados como, por exemplo, a ferramenta tabela dinâmica.

Um exemplo de uma base de dados é a sua despesa pessoal. Por exemplo, em um dia você vai no mercado, depois almoça, depois toma um café. Essas despesas serão armazenadas na sua base de dados, de forma estruturada, mais ou menos assim:

Perceba que existem 3 linhas na base de dados, ou, a partir de agora, você também pode chamar de tabela. Mas o “pulo do gato” é esse: perceba que as 3 despesas foram realizadas no mesmo dia, certo? E as datas estão repetidas na sua base de dados.

E isso está correto! Porém, muitas vezes, desejamos usar a nossa base de dados para apresentar os dados… E aí, você pode cair no impulso de querer fazer isso aqui:

Observe que agora a célula da data foi mesclada… E fica mais “bonito”, porém, nada funcional para o Excel, uma vez que ele não vai entender que o almoço e o café aconteceram no dia 12…

O Excel é lógico, é uma máquina que vai armazenar a informação e, neste caso está aguardando em qual dia você tomou café e almoçou… ele não sabe que deveria pegar da célula de cima…

E quando você vai trabalhar com tabela dinâmica, que é a ferramenta para criar relatórios automaticamente para você no Excel, os dados do seu café e do seu almoço ficarão “perdidos”.

Aliás, nem criar uma tabela dinâmica com células mescladas o Excel vai deixar…

Por isso, em uma base de dados, tenha como mantra inicial: não mesclar células no Excel.


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