Tel.: 11 5041-6500 | Whatsapp: 11 93805-5814
O Excel

O Excel

O Excel

Por que o Excel tem imenso sucesso entre os outros softwares?

O Excel é atualmente o software do pacote office mais utilizando entre todas as empresas no mundo! Seu sucesso ultrapassa limitações de idiomas e culturas e faz com que a Microsoft mantenha o pacote Office no topo da lista dos softwares de produtividade!

Todo este sucesso é suportado pois o Excel consegue reunir três grandes pilares de TI:

  • Front-End,
  • Banco de dados
  • Relatórios

Pilar 1 – Excel como Front-End

Front-End é a parte do sistema que cuida do cadastro das informações. Ou seja, é a “cara” do sistema, onde o usuário final irá cadastrar, editar e excluir informações que estão armazenadas em um banco de dados. Imagine-se preenchendo um formulário para cadastrar as

Vendas de sua loja. Esse formulário é o front-end. E o Excel é fantástico na construção destes formulários, principalmente, por disponibilizar 2 ambientes para construí-los:

  • Diretamente na planilha
  • Através do VBA.

Veja dois exemplos abaixo:

Formulário na planilha

Formulário na planilha

Formulário no VBA

Formulário no VBA

Para você construir estes formulários em outros programas, provavelmente demoraria um tempo muito maior do que se construir no Excel, sabe por que? Se você utilizar a planilha como opção do formulário, você já tem um layout pré-estabelecido de milhares de quadradinhos que são as células da planilha. Facilmente, você consegue ajustar a largura e a altura das células, mesclá-las (uni-las) e utilizar todas as opções de formatação disponíveis no Excel, principalmente, formatação condicional, validação de dados e os objetos de texto, como WordArt, que se bem utilizados, permitem criar uma cara bem bonita!

Se utilizar o formulário em VBA, consegue criar layouts rápidos, seguros e atrativos deixando o Excel com a cara de um verdadeiro software.

Mas, sem dúvida, a maior vantagem de se utilizar o Excel na elaboração de um formulário é a imensa quantidade de fórmulas que o Excel disponibiliza. As fórmulas são programações que os desenvolvedores do Excel já deixaram tudo pronto para você as utilizá-las, informando os parâmetros necessários para que elas funcionem. Esses parâmetros podem ser um valor específico, uma célula, um conjunto de células, e sinais matemáticos para criar lógicas.

Conheça nesse post as 50 fórmulas mais importantes do Excel:

Conheça as 50 fórmulas mais importantes do Excel.

Conhecendo as principais fórmulas do Excel, você consegue criar formulários muito rápidos, com campos calculáveis.

Pilar 2 – Excel como Banco de Dados

O segundo pilar de TI que o Excel compreende é o banco de dados. Na verdade, as planilhas (abas) do Excel são bancos de dados já pré-configurados. Você pode criar um banco de dados no Excel com 16.384 campos parametrizados (colunas) com 1.048.576 registros (linhas), isso em cada aba!

Ou seja, podemos utilizar o Excel para depositar os dados, que podem ser advindos do nosso formulário front-end (primeiro pilar da TI), ou importados de outros sistemas.

Se compararmos os dois primeiros pilares (formulários + banco de dados), em TI, precisaríamos no mínimo, de 2 programas e criar a conexão entre eles. No Excel, já temos tudo em um só. Basta saber configurá-lo 😉

A utilização do Excel como banco de dados é amplamente utilizada, e ao decorrer das versões, a Microsoft foi melhorando e adaptando as novas versões para fazer com que o Excel trabalhe cada vez melhor com o conceito de armazenamento de dados.

A partir da versão 2007, o Excel foi amplamente reformulado, seu potencial em armazenar dados foi aumentado infinitas vezes e novas ferramentas surgiram, como a formatação de “Tabela” que justamente prepara a planilha para virar um “Banco de Dados”.

Mas ainda assim, quando o Excel não consegue armazenar um grande volume de dados é hora de expandir o conhecimento e trabalhar com as conexões de dados! É possível conectar o Excel com o Access e ler as tabelas através de conexões ou ainda, através da linguagem SQL. Adicionalmente, é possível conectar o Excel com banco de dados MySql e SQL, e fazer o mundo girar em torno do Excel 😉

3º Pilar – Excel como Análise de Dados

De nada adianta conseguir armazenar um grande número de informações (por exemplo, conseguir armazenar todas as vendas de uma empresa durante um ano de atividades) e não conseguir analisar essas informações, como por exemplo, gerar gráficos comparativos entre períodos, entre departamentos, entre setores, entre quantidade de clientes, etc.

E o Excel, além de possuir este terceiro pilar e é um dos softwares mais utilizados para geração de relatórios analíticos dentro das Empresas. Isso por que o software já vem com dezenas de modelos de gráficos, além de possuir a maravilhosa e poderosa “Tabela Dinâmica” que justamente, junta o segundo pilar (banco de dados) e consegue analisa-lo, gerando gráficos

Ao passar dos anos, desde 2007, o Excel vem ganhando novas versões que conseguem cada vez mais, analisar melhor dados, de forma mais rápida, intuitiva e completa.

A partir da versão 2010 surgiram as “Segmentações de Dados” e a ferramenta “Power Pivot”. Na versão 2013, surgiu o “Power View”. Todas essas, são ferramentas poderosas para analisar dados e complementar o este terceiro pilar.

Você quer aprimorar seus conhecimentos nos três pilares do Excel?

Realize nosso Teste de Excel e descubra agora qual é o melhor curso de Excel online da Doutores do Excel para você!

Sid Moraes

Apaixonado por Excel, Power BI e Analytics!MCSE Data Analytics, MCSA B.I, MCSA B.I Reporting, MOSE Excel. Professor corporativo na Doutores do Excel, editor do blog Doutores do Excel e do blog CertificaExcel

Deixe uma resposta

Fechar Menu