O Excel

O Excel

Por que o Excel tem imenso sucesso entre os outros softwares?

O Excel é atualmente o software do pacote office mais utilizando entre todas as empresas no mundo! Seu sucesso ultrapassa limitações de idiomas e culturas e faz com que a Microsoft mantenha o pacote Office no topo da lista dos softwares de produtividade!

Todo este sucesso é suportado pois o Excel consegue reunir três grandes pilares de TI:

  • Front-End,
  • Banco de dados
  • Relatórios

Pilar 1 – Excel como Front-End

Front-End é a parte do sistema que cuida do cadastro das informações. Ou seja, é a “cara” do sistema, onde o usuário final irá cadastrar, editar e excluir informações que estão armazenadas em um banco de dados. Imagine-se preenchendo um formulário para cadastrar as

Vendas de sua loja. Esse formulário é o front-end. E o Excel é fantástico na construção destes formulários, principalmente, por disponibilizar 2 ambientes para construí-los:

  • Diretamente na planilha
  • Através do VBA.

Veja dois exemplos abaixo:

Formulário na planilha

form_excel

Formulário no VBA

form_vba

Para você construir estes formulários em outros programas, provavelmente demoraria um tempo muito maior do que se construir no Excel, sabe por que? Se você utilizar a planilha como opção do formulário, você já tem um layout pré-estabelecido de milhares de quadradinhos que são as células da planilha. Facilmente, você consegue ajustar a largura e a altura das células, mesclá-las (uni-las) e utilizar todas as opções de formatação disponíveis no Excel, principalmente, formatação condicional, validação de dados e os objetos de texto, como WordArt, que se bem utilizados, permitem criar uma cara bem bonita!

Se utilizar o formulário em VBA, consegue criar layouts rápidos, seguros e atrativos deixando o Excel com a cara de um verdadeiro software.

Mas, sem dúvida, a maior vantagem de se utilizar o Excel na elaboração de um formulário é a imensa quantidade de fórmulas que o Excel disponibiliza. As fórmulas são programações que os desenvolvedores do Excel já deixaram tudo pronto para você as utilizá-las, informando os parâmetros necessários para que elas funcionem. Esses parâmetros podem ser um valor específico, uma célula, um conjunto de células, e sinais matemáticos para criar lógicas.

Conheça nesse post as 50 fórmulas mais importantes do Excel:

Conheça as 50 fórmulas mais importantes do Excel.

Conhecendo as principais fórmulas do Excel, você consegue criar formulários muito rápidos, com campos calculáveis.

Pilar 2 – Excel como Banco de Dados

O segundo pilar de TI que o Excel compreende é o banco de dados. Na verdade, as planilhas (abas) do Excel são bancos de dados já pré-configurados. Você pode criar um banco de dados no Excel com 16.384 campos parametrizados (colunas) com 1.048.576 registros (linhas), isso em cada aba!

Ou seja, podemos utilizar o Excel para depositar os dados, que podem ser advindos do nosso formulário front-end (primeiro pilar da TI), ou importados de outros sistemas.

Se compararmos os dois primeiros pilares (formulários + banco de dados), em TI, precisaríamos no mínimo, de 2 programas e criar a conexão entre eles. No Excel, já temos tudo em um só. Basta saber configurá-lo 😉

A utilização do Excel como banco de dados é amplamente utilizada, e ao decorrer das versões, a Microsoft foi melhorando e adaptando as novas versões para fazer com que o Excel trabalhe cada vez melhor com o conceito de armazenamento de dados.

A partir da versão 2007, o Excel foi amplamente reformulado, seu potencial em armazenar dados foi aumentado infinitas vezes e novas ferramentas surgiram, como a formatação de “Tabela” que justamente prepara a planilha para virar um “Banco de Dados”.

Mas ainda assim, quando o Excel não consegue armazenar um grande volume de dados é hora de expandir o conhecimento e trabalhar com as conexões de dados! É possível conectar o Excel com o Access e ler as tabelas através de conexões ou ainda, através da linguagem SQL. Adicionalmente, é possível conectar o Excel com banco de dados MySql e SQL, e fazer o mundo girar em torno do Excel 😉

3º Pilar – Excel como Análise de Dados

De nada adianta conseguir armazenar um grande número de informações (por exemplo, conseguir armazenar todas as vendas de uma empresa durante um ano de atividades) e não conseguir analisar essas informações, como por exemplo, gerar gráficos comparativos entre períodos, entre departamentos, entre setores, entre quantidade de clientes, etc.

E o Excel, além de possuir este terceiro pilar e é um dos softwares mais utilizados para geração de relatórios analíticos dentro das Empresas. Isso por que o software já vem com dezenas de modelos de gráficos, além de possuir a maravilhosa e poderosa “Tabela Dinâmica” que justamente, junta o segundo pilar (banco de dados) e consegue analisa-lo, gerando gráficos

Ao passar dos anos, desde 2007, o Excel vem ganhando novas versões que conseguem cada vez mais, analisar melhor dados, de forma mais rápida, intuitiva e completa.

A partir da versão 2010 surgiram as “Segmentações de Dados” e a ferramenta “Power Pivot”. Na versão 2013, surgiu o “Power View”. Todas essas, são ferramentas poderosas para analisar dados e complementar o este terceiro pilar.

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