Power B.I: Filtrando períodos de vigência

Power B.I: Filtrando períodos de vigência

 

Olá

Esta semana precisei realizar uma análise de pedidos, onde independente da data do pedido, precisava apenas dos pedidos com a vigência que o usuário selecionar. Mais ou menos assim:

Note que independente da data do pedido, é necessário respeitar o intervalo DE/ATÉ de vigência.

Buscando como resolver isso, contei com a ajuda do mito do B.I   @ClaudioDiaz para solucionar. Obrigado Cláudio!

Vamos lá:

Tenho uma tabela FATO e outra CALENDÁRIO. Relacione as duas pela data do pedido.

Coloque a data da DCALENDARIO como o filtro do pedido e da  vigência. (Ele está relacionado pela data do pedido, então filtrará por ele). Então a pergunta: E como além de respeitar a data do pedido, respeitar a vigência e só somar as quantidades respectivas?

É ai que está o segredo. Crie uma nova medida para o calculo:

Conceituando:

Declarei duas variáveis para capturar a menor e maior data selecionada da Dcalendario e guardar isto em memória. Usando estas datas, fiz uma soma da quantidade onde apenas tenha vigência inicial maior ou igual a data minima armazenada e menor ou igual a data máxima armazenada. Fiz isso usando a função iteradora de tabela FILTER. Ela criará uma tabela virtual filtrada só com os dados que atendam as condições para cada linha. A Calculate entra por fora para alterar o contexto, ou seja somar as quantidades, somente da tabela gerada pela FILTER.

Como a relação da Calendário está pela data do pedido, mesmo que a seleção seja de um intervalo de datas de pedidos diferentes, a medida acima olhará as colunas de vigências e não a da data do pedido. Olhe o resultado:

Note que selecionando data de pedidos de 01 a 04, as medida de Quantidade por vigência somou apenas 2, que é justamente o único pedido que atende a vigência selecionada!

Baixe o exemplo abaixo:


Cadastre seu nome e e-mail para liberar o link de download.

Nome

E-mail

 

Até mais!

=D

Tags

Deixe uma resposta

top