Cálculo de Rentabilidade

Air Products:

A Air Products está, todos os dias, positivamente presente em nossas vidas. Com mais de 18.000 funcionários e operações em mais de 40 países, atendemos a clientes em uma ampla variedade de setores, de alimentos e bebidas, saúde e cuidados pessoais até energia, transporte e fabricação de semicondutores. Fornecemos um portfólio exclusivo de gases atmosféricos, gases especiais e de processo, materiais de desempenho, equipamentos e serviços.

Fundada em 1940, a Air Products construiu uma reputação por sua cultura inovadora, excelência operacional e compromisso com a segurança e com o meio ambiente. Nosso objetivo é desenvolver relacionamentos duradouros com nossos clientes e comunidades com base nas qualidades humanas: compreendendo suas necessidades, fazendo negócios com integridade e honestidade e demonstrando uma paixão por superar expectativas.

Demanda

Calcular a rentabilidade de cada um dos clientes da empresa, separando o cálculo por Cliente x Produto x Planta, com base nas informações exportadas pelo sistema SAP da Air Products.

Como era feito antes de nossa atuação:

O cálculo de rentabilidade era feito juntando diversos bancos de dados que o sistema SAP da Air Products gera, cruzando as informações com outras tabelas “de para”, para ser possível o agrupamento das informações. Um dos grandes problemas é que o cálculo da rentabilidade ora precisa ser proporcional ao volume vendido do produto, ora ao volume vendido na planta, ou então, produto e planta. Adicionalmente, o cálculo deve levar em consideração, os custos fixos, variáveis e custos de logísticas. Portanto, para se chegar no valor final da rentabilidade por cliente x produto x planta era uma tarefa bastante árdua, com vários processos de copia e cola…

Olha o que criamos:

Elaboramos um sistema em Excel que:

  • Importa todas as bases do SAP da AirProducts
  • Cria checks de importações, analisando se tudo foi importado corretamente, se as tarefas auxiliares estão todas preenchidas, com base nas importações realizadas.
  • Calcula todos os custos
  • Calcula todas as receitas
  • Calcula as porcentagens de rateio de cada um dos custos fixos, variáveis e de logística
  • Gera relatório das rentabilidade
  • Guarda o cálculo gerado para comparativos futuros entre meses.
SISTEMA-AIR-PRODUCTS

top