Como Resolver Erros nas Fórmulas do Excel [TODOS ELES!]

Tem alguma coisa mais desesperadora do que quando você está trabalhando numa planilha cheia de fórmulas e de repente aparecem vários erros nas células?! Pensando bem, tem sim… pior que um erro é não fazer a menor ideia de como corrigir e muito menos de como foi que você ferrou tudo.

Mas calma, para salvar sua vida, ou melhor, suas planilhas, colocamos neste vídeo os erros mais comuns que acontecem com as fórmulas do Excel e ainda explicamos por que eles acontecem e como fazer para corrigi-los.

Um dos erros mais comuns e usuais, são as cerquilhas ### nas células, que podem acontecer por duas razões, a primeira é fácil corrigir, já a segunda trata de horas e datas negativas e precisa mexer na configuração da sua planilha, mas calma, eu te mostro o passo a passo no vídeo.

Agora vou listar outros temidos erros nas fórmulas:

Erro de #NOME? – Para ter aparecido esse erro ou você digitou o nome da fórmula errado, ou esqueceu de colocar aspas no texto dentro de alguma fórmula.

Erro de #VALOR! – O coitado do Excel fica totalmente perdido quando ele não entende alguma informação numérica ou se então você ainda não tem as matrizes dinâmicas do Microsoft 365, mas quer que o Excel retorne mais de um valor em uma única célula.

Erro #N/D – Esse é super comum quando você faz um PROCV ou alguma outra fórmula de busca e referência e a informação que você está buscando não está na tabela, muito comum com formatos de número (valor procurado está como texto e a tabela como número) e vice versa ou quando o  intervalo da tabela não foi congelado, ou seja você esqueceu de usar o F4 depois de selecionar o intervalo de procura.

Vamos ver mais alguns erros de fórmulas

Erro #DIV/0 – O Excel é uma planilha de cálculo, logo essencialmente matemático e como já aprendemos no colégio, não existe divisão por zero, então se o divisor estiver vazio ou com zero, aparecerá esse erro, a solução que ensinamos no final deste post é muito útil para evitar esse tipo de erro.

Erro #REF – Ah meu Deus, esse é o erro mais difícil de corrigir! Simplesmente porque você sumiu com a referência da célula e o Excel não consegue localizar ela outra vez, mas eu vou te dar uma super dica do que fazer antes de excluir uma célula no Excel, para o erro de REF nunca mais tirar seu sono.

Erro #DESPEJAR! – Esse erro é novo e você precisa aprender a lidar com ele pois o Excel está mudando e esse erro começará a ser cada vez mais comum no dia a dia de quem trabalha com Excel.

Um dos motivos para esse erro acontecer é que não é possível utilizar matrizes dinâmicas dentro do objeto tabela.

O outro motivo é que as matrizes dinâmicas “despejam” o conteúdo nas células, se tiver alguma informação obstruindo o caminho delas, ele apresentará o erro de despejar, mas fique tranquilo no vídeo eu mostro um truque para resolver esse problema bem rápido.

#CALC! – Os erros ocorrem quando o mecanismo de cálculo do Excel encontra uma situação que não oferece suporte no momento, por exemplo usar uma matriz dentro de outra matriz ou quando a base de dados está vazia numa função de filtro por exemplo, veja o vídeo, vai ficar bem fácil de entender.

Tem como “esconder” esses erros nas fórmulas?

SEERRO() – Esse é um super curinga quando se trata de erros nas fórmulas.

Uma das coisas mais incríveis é que você pode colocar uma função antes das principais fórmulas e caso ela dê um erro, você personaliza o que quer que o Excel mostre no lugar do erro.

Isso não é demais?! Principalmente porque um erro numa célula faz todas as outras células que dependem dela, aparecerem com erro também, o que pode parecer desesperador.

 

Aproveita e me conta, você já encontrou algum desses erros nas suas planilhas e esses erros novos, você já conhecia?

Comenta aqui embaixo e já compartilha com todos os seus amigos Excel lovers também!

 

Além desses ERROS NAS FÓRMULAS do Excel, existem também os Erros que os USUÁRIOS (mesmo os avançados) cometem no Excel. Descubra quais são estes erros aqui neste post.

Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
whatsapp
Share on email
Email
Quero te convidar para uma aula completa e gratuita com nossos Especialistas em Excel.

Ao Vivo Quinta-feira às 20h20 no Youtube

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Fechar Menu
×