Self-Service BI

Você já ouviu falar de SelfService BI? Está na hora de você conhecer estas poderosas ferramentas que surgiram na versão 2013, elas irão mudar a forma de como você enxerga o Excel!

Desde a versão 2007 do Excel com a chegada do objeto “Tabela” (ListObject), o Excel tem se transformado em um rico software de manipulação de banco de dados, uma vez que nesta versão, o Excel passou a disponibilizar mais de 1 milhão de linhas por planilhas (abas).

Com este conceito em se trabalhar em harmonia com Bancos de Dados (tabelas), novas ferramentas foram surgindo e se aprimorando!

Assim, no lançamento da versão 2013 do Excel, uma de suas maiores novidades foi o pacote SelfService BI, que praticamente, é o conjunto de 3 ferramentas: PowerQuery, Power Pivot e o PowerView.

Essas três poderosas ferramentas estão mudando a forma de como se trabalhar com o Excel. Quer um exemplo prático? Imagina que seu sistema exporta um relatório em TXT que está de certa forma, despadronizado. Ou seja, não dá para importar os dados para uma tabela de Excel pois os dados estão “sujos” com separação de páginas para impressão no próprio TXT. Fazer esta importação era praticamente o “caos” para um programador/desenvolvedor, pois o dados precisavam ser minunciosamente estudados para serem importados para o Excel, uma vez que a padronização é muito difícil de ser compreendida.

Agora, com o PowerQuery você não vai mais ter esse trabalho, pois ele é um editor visual de importações de dados! Facilmente, ele corrige os dados para você conseguir importar as informações em formato de Tabela!

Quer outro exemplo? Você já criou uma planilha no google e precisa importar os dados para o Excel de uma forma automática? Ou seja, ao ser atualizada a planilha o Excel precisa também ser atualizado para gerar relatórios com base nos dados que estão na planilha? Antes, este trabalho também era um pouco burocrático! Agora, com o PowerQuery é um procedimento que você consegue fazer com poucos cliques. É fantástico!

Ou seja, o PowerQuery é uma ferramenta de ETL (do inglês Extract Transform Load (Extração Transformação Carga)). É uma ferramenta desenvolvida para o usuário com níveis básicos e intermediários no Excel (pois não exige conhecimento de programação) para extrair dados de um sistema, um site, um arquivo, transformar e tratar esses dados, corrigindo formatos e por último, importar estes dados para uma planilha do Excel.

Compartilhe com seus amigos

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkedin
Compartilhar no whatsapp
whatsapp
Compartilhar no email
Email
Quero te convidar para uma aula completa e gratuita com nossos Especialistas em Excel.

Ao Vivo Quinta-feira às 20h20 no Youtube

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Fechar Menu
×